SÃO TOMÉ
No dia 3 de julho a Igreja Católica celebra a festa de São Tomé Apóstolo, o pescador da Galileia que fez a confissão de fé: " Meu Senhor e Meu Deus ", logo que o senhor oito dias depois de ter ressuscitado, aparece novamente perante seus discípulos e convida este discípulo incrédulo a colocar sua mão na chaga de seu lado ferido.
O Evangelho de São Tomé narra a incredulidade de São Tomé diante das palavras dos discípulos que diziam: " Vimos o Senhor ": " Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser a mão no seu lado , não acreditarei ".
Após o senhor aparecer e permitir que Tomé o tocasse, dirigi-lhe as palavras: " Acreditaste, porque me viste? Bem-Aventurados, os que creram sem terem visto! ", disse o Senhor...
Também por este Apóstolo, Jesus revela " Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ou vem ao Pai senão por Mim. ", logo que este lhe perguntasse : " Senhor, não sabemos aonde vais, como podemos saber o caminho? "
São Tomé pregou na Pérsia e outros lugares próximos, assim como na Etiópia e na Índia onde a tradição conta que sofreu o martírio.
O Santo também é representado segurando o cordão do traje da Virgem Maria, já que segundo uma história piedosa, abriu a tumba da Virgem Maria encontrando-a cheias de flores. A tradição assinala que então a Mãe de Deus; apareceu-lhe, desatou seu cinturão e o deixou cais nas mãos do Apóstolo.
São Tomé é patrono dos arquitetos, construtores, juízes e dos teólogos.
( Texto retirado do : www.nospassosdemaria.com.br) Angela Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário