quarta-feira, 8 de julho de 2015

A ORIGEM DO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO


         A HISTÓRIA DO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

        SÃO SIMÃO STOCK ( 1165-1265)

Nascido na Inglaterra, sua mãe o consagrou antes de nascer a Santíssima Virgem. Aprendeu a rezar com pouquíssima idade e começou pelo pequeno Ofício da santíssima Virgem e o Saltério. Aos sete anos , iniciou seus estudos das Belas Artes no Colégio de Oxford, foi nessa época que também consagrou sua virginidade à Santíssima Virgem.

Aos doze anos abandonou a família e foi viver em uma gruta em uma floresta isolada. Tinha uma cruz, uma imagem de Nossa Senhora, bebia água da chuva e comia ervas e raízes. De vez em quando, um cão misterioso levava um pedaço de pão para ele, assim viveu por 20 anos.

Nossa Senhora revelou a ele que desejava que se unisse com os monges que viviam no Monte Carmelo, na Palestina.

Estudou Teologia e recebeu depois as Sagradas Ordens na Inglaterra. Recebeu o hábito no ano de 1213, e 13 anos depois foi nomeado Vigário Geral de todas as Províncias européias.

Na manhã do dia 16/07/1251, suplicava à Mãe do Carmelo proteção pelos ataques que se faziam contra a Ordem carmelitana. Então, como ele mesmo narrou ao seu secretário e confessor Padre Pedro , a " Virgem me apareceu em grande cortejo,e, tendo na mão o hábito da Ordem, disse-me: ' Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempre terna.Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno".

Essa Graça foi difundida rapidamente pelos lugares onde os carmelitas estavam estabelecidos e foi autenticada por muitos milagres.

A Ordem do Carmo se multiplicou sob a direção desse Santo. Poucos anos depois de sua morte, no fim do século XIII, a Ordem contava com 7.500 mosteiros e solidões e também 120 mil religiosos.

Ao morrer com 100 anos , de seu sepulcro saíram raios de luz durante 15 dias depois do sepultamento. O Bispo então mandou abrir o túmulo, e o corpo do Santo emitiu raios de luz, e exalou delicada fragância.

( Texto retirado: Jonh Haffert , Maria na sua promessa  do Escapulário. Edições Carmelo.)         Angela Alves.






               

Nenhum comentário:

Postar um comentário