terça-feira, 21 de julho de 2015

1º PARTE: HISTÓRIA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA (PAIS DE NOSSA SENHORA)



                            HISTÓRICO

Santa Ana ou Sant'Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus, sobre ela , porém , há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais da Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um Livro escrito provavelmente no primeiro século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais, porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos Padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

* O NOME E DESCENDÊNCIA DE SANTA ANA

O nome "Ana" vem do hebraico " Hanna" e significa " Graça".
Santa Ana  era de família descendente do Sacerdote Aarão. Ela era esposa de um Santo : São Joaquim que por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

* UM CASAL COMUM

Santa Ana se casou jovem como toda moça em Israel naquele tempo. A tradição dia que São Joaquim era um homem de posses e bem situado na sociedade. Ambos viviam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje está a Basílica de Santana. O casal se relacionava com pessoas de todo Israel, especialmente nas festas em Jerusalém.


(www.cruzterrasanta.com.br)  Angela Alves.





Nenhum comentário:

Postar um comentário