sexta-feira, 10 de julho de 2015

O USO DO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO


     GRAÇAS E PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS POR NOSSA SENHORA A QUEM PORTAR DEVOTADAMENTE E ESCAPULÁRIO OU MEDALHA-ESCAPULÁRIO

* A ORIGEM DO ESCAPULÁRIO( DO LATIM = scapulae = ombros)

No século VI, com São Bento, o escapulário era constituído por uma faixa em forma de cruz posta sobre o peito e costas para auxiliar o ajuste do hábito nos afazeres.

Um século mais tarde, mudou de significado, tornou-se uma espécie de capuz alongado que protegia a testa e os ombros da chuva, frio e neve. Em 821 essa peça já descia até os joelhos, depois descendo até  os pés (1200). A imposição  nas formas de profissão monástica, se deu gradualmente sendo hoje parte integrante de quase todos os hábitos religiosos.

* A APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA A SÃO SIMÃO STOCK

São Simão segundo relato de seu secretário e confessor Padre pedro na manhã do dia 16/071251 suplicava a Mãe do Carmelo quando : " A Virgem me apareceu em grande cortejo ,e, tendo na mão o hábito da Ordem , disse-me: ' Recebe diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do carmelo ; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos,aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno' ". Essa Graça foi difundida rapidamente por todos os lugares.

* A MEDALHA-ESCAPULÁRIO

Em 1990, São Pio X concedeu a permissão para se usar uma medalha de metal, devendo ter em uma das faces o Sagrado Coração de Jesus e na outra a Santíssima Virgem. Deve ser levada ao pescoço ou de uma outra maneira conveniente, ganhando-se com seu uso quase todas as indulgências e privilégios concedidos aos pequenos escapulários. O Santo Papa desse modo quis atender aos apelos dos missionários de zonas tórridas em favor dos nativos, porquanto os pedaços de lã dos escapulários ficavam logo  em condições intoleráveis devido ao intenso calor.

* A GRANDE PROMESSA

Aquele que morrer piedosamente, não padecerá das penas do inferno, receberá à hora da morte a Graça da perseverança final (estado de justiça ); ou então a Graça de conversão e perseverança final.

* O PRIVILÉGIO-SABATINO

No século XIII Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII, prometeu especial assistência aos que trouxessem o escapulário do Carmo, dizendo que os livrariam do purgatório no primeiro sábado de sua morte.

* OBSERVAÇÕES QUANTO AO USO CORRETO

  • Para se gozar se todos os privilégios, é necessário que se tenha recebido a Benção;
  • Nunca usar mais do que um escapulário e tem que ser usado no pescoço, uma de suas partes deve cair sobre o peito e a outra sobre as costas;
  • Pode ser confeccionado pela própria pessoa ou adquiri-los;
  • O uso do escapulário exige no mínimo a oração de três Ave- Marias em Honra a Nossa Senhora;
  • Pode ser imposto mesmo em pecadores morimbundos que o aceitem, pois lhe será penhor de salvação;
  • Quando e escapulário é substituído e sai de uso, o mais correto é queimá-lo ou enterrá-lo;
O Papa Pio XI, por decreto (1925), Aprovou o escapulário protegido por plástico ou qualquer outro material.

* OS SANTOS E O ESCAPULÁRIO

Foram numerosos os Santos que usaram e escapulário. Por exemplo, Santa Teresa de Jesus zelava para que suas religiosas dormissem com ele posto. Santo Afonso Maria de Ligório, recomendava-o aos fiéis; seu escapulário permaneceu incorrupto no sepulcro e é venerado num relicário em Marianella, sua terra natal. O mesmo aconteceu com São João Bosco , pois em 1929, ou seja, 41 anos depois de sua morte, seu escapulário estava em perfeito estado de conservação.

Nossa Senhora apareceu numerosas vezes em Fátima, Portugal, em 1917. Na última aparição, mostrou-se como Nossa senhora do Carmo e segurava o escapulário na mão. Irmã Lúcia, vidente de Fátima, em 1950 explicou a razão disso, conforme relatou Jonh Mathias Haffert, autor do livro " Maria na Sua Promessa do Escapulário":  " É que Nossa Senhora quer que todos usem o escapulário."



( Texto retirado: Jonh Haffert , Maria na Sua Promessa do Escapulário, Edições Carmelo)

Angela Alves.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário