HONREMOS O SANGUE DE JESUS
"No antigo calendário litúrgico , o dia 1º de julho era dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI uniu sua celebração à do Corpo de Cristo( Corpus Christi), que oficialmente passou a se chamar solenidade do " Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo". Nada impede que dediquemos o mês de julho- tempo de férias, descanso- para prestar um culto especial ao sangue de Cristo, grandioso sinal de amor misericordioso do senhor para conosco, já que a maior prova de amor é dar a vida por quem se ama, de modo especialíssimo morrendo pelo outro (martírio). (...)
O Filho de Deus quis livremente assumir em si mesmo o princípio ( ritual,ético e espiritual) do Antigo Testamento o qual expressa que " sem efusão do sangue não há remissão " ( Hb 9,22).
A este propósito vale recordar as palavras do Papa João Paulo II : " O sinal do " sangue derramado" , como expressão da vida doada de modo cruento em testemunho do amor supremo, é um acto da condescendência divina à nossa condição humana. Deus escolheu o sinal do sangue, porque nenhum outro sinal é tão eloquente para indicar o envolvimento total da pessoa" ( Discurso às associações dedicadas ao Culto do Sangue de Cristo, 1/07/2000, n.2). O Novo Testamento atesta sobejamente que o "preciosíssimos sangue [pretíóso sánguine] " (1 Pd 1, 19) ou " Sangue inocente" ( Mt 27, 4) do Filho de Deus é Fonte especial de benefícios para a humanidade, é sobretudo em ambientes de judeu-cristãos de língua grega ( Jerusalém, Antioquia) que se enfatiza a interpretação " tipológica cultual" ( servindo-se de imagens do Antigo Testamento , sobretudo ligadas às liturgias no templo) do caráter expiatório do sangue de Cristo (cf. Kessler, Hans, Cristologia, Queriana, 2001, p.80), o que, porém, não lhe altera a veracidade.
(...)
Pelo sangue de Jesus é selada a Nova e Eterna Aliança entre Deus e a Humanidade´infinitamente superior à primeira: coroando uma vida inteira de entrega ao pai por cada um de nós, na Última Ceia Jesus declarou: " Isto é o meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança , que será derramado por muitos para remissão dos pecados. ( Mt 26,28; cf. Mc14,24; Cor 11,25; Hb 9,18; 10,29; 12,24). (...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário