quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Santo do Dia: SÃO GREGÓRIO MAGNO




                                SÃO GREGÓRIO MAGNO

Nasceu em 540, no seio de uma família nobre.

Foi Prefeito de Roma, mas como veremos optou pela vida religiosa.

Tudo começou com interesse pela vida monacal. Ele ingressou num monastério, no Monte Célio e usou a sua herança para criação de alguns mosteiros.

Um pouco depois, tornou-se diácono palas mãos do Papa Pelágio II e mais tarde iria para o mosteiro de Santo André, onde foi o abade.

Em 590, ele era secretário do Papa e este veio a falecer devido a peste que assolava a região. O Clero e o povo o proclamaram sucessor de Pelágio, porém, Gregório não queria e chegou até a fugir e se retirar. Como não poderia ficar escondido para sempre, foi encontrado e o povo o fez aceitar. Desta forma, Gregório foi o primeiro monge a ocupar a Cátedra de Pedro.

Iniciava-se o pontificado de um dos Papas mais importantes da Igreja, período de grande moralidade e disciplina , tanto é que ele recebeu o título de Magno ( dado pelo Papa Bonifácio VIII). Eis um pouco de sua atuação: influênciou enormemente na elaboração da Litúrgia  e do canto sacro ( canto gregoriano), foi caridoso e zelou pelo povo que foi tão maltratado pelos bárbaros, libertando o território italiano da guerra, enfim, foi um marco na história da Igreja e do continente europeu onde a sociedade passava por uma transformação devido a presença dos bárbaros.

Gregório deixou grandes obras escritas, relativas a moral, ao pastoral, homilético e espiritual. É Doutor da Igreja.

E ainda tem mais, no campo das missões, ele é o responsável por enviar quarenta monges de seu mosteiro para a Inglaterra. Eles foram chefiados por outro Santo: Agostinho de Cantuária (Prior do Mosteiro).

O Papa Gregório Magno foi o primeiro a se declarar servo dos servos de Deus. Durante a sua vida, teve uma atuação muito diversa e intensa, e viveu o que ensinou . Seu pontificado durou 14 anos e ele faleceu em 604.  

( Texto retirado do Aplicativo: Santo do Dia.).   Por: Angela Alves.





Nenhum comentário:

Postar um comentário