quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Santo do Dia: NOSSA SENHORA DE LAS LAJAS



            NOSSA SENHORA DE LAS LAJAS

No século XVIII, Maria Mueses de Quiñones, uma índia da aldeia de Potesi, na Colômbia, andou muitas vezes os seis quilômetros entre a sua aldeia e um vizinho de Ipiales. Um dia em 1754 quando ela estava fazendo a viagem, ela se aproximou do lugar chamado Las Lajas, onde a trilha passa por uma profunda garganta do rio Guaitara. Houve rumores de que uma caverna na Lajas era assombrada. Ela estava carregando sua filha Rosa, que era surda-muda, de costas. Maria estava cansada e sentou em uma pedra para descansar. A criança desceu de costas para jogar. Rosa foi pela caverna gritando: " Mamãe, há uma mulher aqui com um menino nos braços!- Maria estava fora de si com o susto, pois esta foi a primeira vez que ela tinha ouvido o falar  de sua filha. Quando ela contou o que aconteceu ninguém levou a sério. No entanto, a notícia se espalhou, afinal, a criança já era capaz de falar. Poucos dias depois, a criança Rosa desapareceu de casa. A índia Maria pensou que a filha deveria ter ido para a caverna, pois ela sempre dizia que a mulher estava chamando.

Maria correu para las Lajas e encontrou sua filha ajoelhada em frente a uma mulher esplêndida e a brincar carinhosamente com uma criança que tinha caído dos braços da  mãe para deixar a garota gozar Sua ternura divina. Maria caiu de joelhos perante este belo espetáculo; ela tinha visto a Virgem Maria. Temerosa, Maria manteve o silêncio sobre o evento. Mas frequentemente ela e Rosa iam à gruta para colocar flores e velas nas fendas das rochas... Os meses foram passando, Maria e Rosa mantinham seu segredo. Até que um dia a menina caiu gravemente doente e morreu. Então, Maria decidiu levar o corpo da filha para Las Lajas pedir à Senhora para restaurar a vida de Rosa. Nossa Senhora atendeu as súplicas de Maria e obteve de Jesus, a ressurreição de Rosa. Transbordando de alegria, Maria foi para casa. Não demorou muito para uma multidão saber do ocorrido e na manhã seguinte foi para Las Lajas, querendo verificar o milagre. Foi quando a imagem maravilhosa de Nossa Senhora na parede da gruta foi descoberta. A influência sempre crescente e jamais interrompida de peregrinos levou alguns devotos a construir sobre aqueles penhascos abruptos o santuário mais pitoresco e audacioso entre todos os que foram dedicados a Maria em toda a América . No século XVIII, depois de vários fatos sobrenaturais ocorridos numa gruta nas ladeiras de Las Lajas, historiadores e cientistas não conseguem explicar esta fabulosa imagem; pegaram várias amostras de núcleo de vários pontos da imagem e descobriram que as cores são as cores da própria rocha. Ainda mais incrível, a rocha mantém a cor perfeitamente a uma profundidade de vários metros. A imagem não é pintura, não tem tintura me, qualquer outro pigmento na superfície da rocha. Assim, o mistério permanece sem solução.

Será que os anjos a fizeram? Ou será que o próprio Deus fez na aurora da criação, quando ele contemplava a mais excelente de todas as suas criaturas a quem Ele faria Rainha do Céu e da Terra para cujos cuidados maternos a futura nação da Colômbia seria confiada?

A festa de Nossa Senhora de Las Lajas abra nossos ouvidos para escutarmos a Palavra de deus, abra os nossos lábios para proclamá-la e abra os nossos corações para o amor de Jesus.

Nossa Senhora de Las Lajas, Rogai por nós!

Fonte: SÁ FREIRE, Rita de-Nossa Senhora Auxílio dos cristãos: Títulos Orações e Devoções. Ed. Petrus. São Paulo.  

www,nospassosdemaria.com.br

Por: Angela Alves.





            

Nenhum comentário:

Postar um comentário