HISTÓRICO
NOSSA SENHORA DAS DORES
O nome refere-se às sete dores sofridas por Maria e descritas nos Evangelhos, sendo também denominada Nossa Senhora da Piedade, da Soledade, das Angústias, das Lágrimas, das Sete Dores, do Calvário ou do Pranto. Algumas imagens de Nossa Senhora das Dores apresentam uma ou sete espadas perfurando seu peito, o que é referência à primeira de suas dores, quando Simeão prediz que " uma espada transpassará sua alma" ( Lc 2,35). Outras estátuas apresentam Maria chorando aos pés de Jesus, na Cruz, ou segurando o corpo de seu filho nos braços após a crucificação (Pietá).
Além da profecia de Simeão, as outras dores de Nossa Senhora são: a fuga para o Egito; a perda de Jesus aos 12 anos, durante a peregrinação a Jerusalém; o caminho de Jesus para o Calvário; a crucificação; a retirada de Jesus da Cruz; o sepultamento do corpo de seu filho no sepulcro.
Em suas revelações, aprovadas pela Igreja, Santa Brígida afirma que Nossa Senhora prometeu conceder sete graças a quem rezar, a cada dia. sete Ave-Marias em honra de sete dores e lágrimas, meditando sobre as mesmas. As sete graças prometidas são:
1ª- Paz na família.
2ª- Iluminação sobre os Divinos Mistérios.
3ª- Consolo nas penas e acompanhamento nos trabalhos.
4ª- Atendimento a todos os pedidos que não se oponham à vontade de seu adorável Divino Filho e à santificação das almas.
5ª- Defesa nos combates espirituais contra o inimigo infernal e proteção em todos os instantes da vida.
6ª- Assistência no momento da morte e visão do rosto da Mãe Santíssima.
7ª- Condução da vida terrena à felicidade eterna para quem propagar esta devoção, com insenção dos pecados e contando com sua eterna consolação e a do seu folho.
Santo Afonso de Ligório, por sua vez, atesta que o Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças:
1ª- Terão a graça de fazer verdadeira penitência por todos os seus pecados aantes da morte.
2ª- Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de sua paixão, dando-lhes depois um prêmio especial no céu.
3ª- Serão guardados por Jesus Cristo em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte.
4ª- Jesus os deixará nas mãos de Sua Mãe para que deles dispomha a seu agrado, obtendo todos e quaisquer favores.
O dia de Nossa Senhora das Dores é comemorado em 15 de setembro.
( Texto retirado do Livro: Mãe de Todos, Maria de Pe. Reginaldo Manzotti)
Por; Angela Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário