sábado, 12 de setembro de 2015

FESTA DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA


     

                                          12 DE SETEMBRO

       
              FESTA DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA


"Alguns dias depois do nascimento do Salvador, a Igreja consagrou uma festa para honrar o Nome Bendito de maria. Ensinava-nos assim, quanto este Nome contém para nós de Luz, de Força, de Suavidade, para nos encorajar a invocá-lo com Confiança  quando de nossas necessidades.

Assim, depois da festa da Natividade da Santíssima Virgem, a Igreja consagra um dia para honrar o Santo Nome de Maria para nos ensinar, através da Liturgia e o ensinamento dos Santos, tudo aquilo que este Nome contém para nós de riquezas espirituais, porque igualmente àquele de Jesus , o temos sobre os lábios e no coração.

* HISTÓRIA DA FESTA

A Festa do Santo Nome de Maria foi concedida por Roma, em 1513, a uma Diocese da Espanha, Cuenca. Suprimida por São Pio V, foi repristinada por Sisto V e depois estendida em 1671 ao Reino de Nápoles e a Milão. Aos 12 de setembro de 1683, tendo Jan Sobieski vencido, com seus Polacos, os Turcos que assediavam Viena e ameaçavam a cristandade, Papa Inocêncio XI, em ação de Graças , estendeu a festa à  Igreja Universal e a fixou no domingo entre a Oitava da Natividade. O Santo Papa PIO X a trouxe de volta ao dia 12 de setembro.

* NOME SAÍDO DO CORAÇÃO DE DEUS

Mais do que lembrança histórica da instituição da festa, nos interessa o significado do Nome de Bendito dado à futura Mãe de Deus e nossa.

O nome para os Judeus tinha uma importância grandíssima e se costumava impor com solenidade.
Sabemos pelas Escrituras que Deus interveio algumas  vezes na designação do nome que seria imposto a algum de seus servos. O Anjo Gabriel avisa Zacarias que seu filho se chamará João e ele ainda diz a José, explicando-lhe a Encarnação do Verbo: " Lhe darás o nome de Jesus". Pode-se, então, pensar que Deus de alguma forma interveio para que à Santíssima Virgem fosse imposto o nome exigido pela sua grandeza e dignidade. Joaquim e Ana impuseram à sua menina o nome de Maria que nos é tão caro.

" O TEU NOME É COMO ÓLEO DERRAMADO"

Os Santos se comprazeram em comparar o Nome de Maria àquele de Jesus. São Bernardo havia aplicado ao Senhor o texto dos Cânticos: " O teu nome é como óleo derramado" porque o óleo dá luz, alimento e remédio. Também Ricardo de São Lourenço diz: " O nome de Maria é comparado ao óleo, porque, depois do nome de Jesus, sobre todos os outros nomes, revigora os fracos, enternece os endurecidos, cura os doentes, dá luz aos cegos, dá força a quem perdeu todo vigor, o unge para novos combates, quebra a escravidão do demônio e, como óleo ultrapasse qualquer licor, ultrapassa qualquer nome".

* OUTRAS INTERPRETAÇÕES

Mais de sessenta e sete interpretações diferentes foram dadas ao nome de maria, conforme for considerado de origem egípcia, siríaca ou hebraica, ou,ainda, como um nome simples ou composto.
Lembremos os quatro principais. " O nome de Maria, diz Santo Alberto Magno, tem quatro significados: Iluminadora, estrela do mar, mar amargo, senhora ou dona".

* ESTRELA DO MAR

A Litúrgia saúda assim no Hino, tá poético e popular: Ave Maris Stella, e, ainda, na Antífona do Advento, no tempo de natal. Alma Redemptoris Mater.
Sabemos que a estrela do mar é a Estrela Polar, que é a estrela mais brilhante, mais alta e última das que foram a Ursa Menor, ão próxima ao polo que parece imóvel, e por esse fato é de muita utilidade para orientar e ajudar os navegantes a dirigir-se, quando não possuem uma bússola.
Assim Maria, entre as criaturas, é a mais alta em dignidade, a mais bela, a mais próxima de Deus; invariável no seu amor e na sua pireza, Ela é para nós exemplo de todas as virtudes, ilumina a nossa vida e nos ensina o caminho para sair das trevas e chegar a deus, que é a verdadeira luz.

* MAR AMARGO

Maria é o Amargo no sentido de que, em sua materna bondade, ela torna amargos para nós os prazeres da terra, que tentam nos enganar e nos fazer esquecer o verdadeiro e único bem, também o é no sentido de que, durante a Paixão do Seu Filho, seu coração foi transpassado pela espada da dor. É mar, porque, assim como o mar é inexaurível, inexaurível é a bondade e a generosidade da maria para todos os seus filhos. As gotas do mar não podem ser contadas a não ser pela ciência infinita de Deus, e nós podemos apenas suspeitar a suma imensa das Graças qua Deus depositou na alma Bendita de Maria, desde o momento da Imaculada Concepção até a gloriosa Assunção ao Céu.

* SENHORA OU DONA

Maria é verdadeiramente, conforme o título que lhe foi dado na França, Nossa Senhora, Senhora quer dizer Rainha, Soberana. Maria é verdadeiramente Rainha, porque é a mais Santa de todas as criaturas , a Mãe dAquele que é Rei por título de Criação, Encarnação e Redenção; porque, associada ao redentor em todos os seus mistérios, a Ele é gloriosamente unida no Céu em Corpo e Alma, e, eternamente beata, intercede continuamente por nós, aplicando às nossas almas os merecimentos que adquiriu diante dEle e as Graças das quais é feita Mediatriz e Dispensadora."

( Texto retirado via Facebook das Instituição Religiosa: Ordem Equestre do

 Santo Sepulcro de Jerusalém-RJ).  Por: Angela Alves.













Nenhum comentário:

Postar um comentário