sábado, 20 de junho de 2015

NOSSA SENHORA, MÃE DE JESUS CRISTO


           ONDE POSSO ENCONTRAR MARIA NA BÍBLIA?

          " No Antigo Testamento sabemos que Maria está somente representada por "figuras" ou profecias messiânicas. No Novo Testamento, Ela faz parte do cumprimento destas profecias, pois é a mulher que dá à Luz Cristo, que realiza todas as promessas do Antigo Testamento. Cristo é a figura central do Novo Testamento. E os evangelistas, cada um do seu modo, nos apresentam Maria, a Mulher, a Mãe e a Discípula fiel ao lado do Filho, compartilhando a Sua Missão Redentora.
O testemunho mais antigo do Novo Testamento em relação a Maria foi feito pelo apóstolo Paulo, por volta de 53-55 d.C, Paulo, quando escreveu sobre " a plenitude do tempo", menciona diretamente a Mãe de Jesus. É uma passagem que está relacionada ao contexto da encarnação do Filho de Deus: " Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o Seu Filho, nascido de uma mulher". ( Gl 4,4).
A linguagem de Paulo nos comunica o modo pelo qual Deus escolheu enviar Seu Filho para o nosso meio e a maneira que Ela quis se comunicar com o ser humano. Este texto é de grande importância para o estudo da mariologia, pois coloca Maria no momento em que a história da Salvação atinge a sua plenitude com a vinda do Messias esperado. Maria é invocada exatamente no ponto ápice do plano da Salvação, porque é a "Mulher" da qual nascerá o Filho de Deus.
Na Encíclica Redemptoris Mater, o saudoso Papa São João Paulo II nos ilustra esta passagem bíblica dizendo: " Estas palavras celebram ao mesmo tempo o amor do Pai, a missão do Filho, o Dom do Espírito Santo , a Mulher pela qual nasceu o Redentor  e a nossa filiação divina".
O testemunho de Paulo sobre Maria é preciosíssimo, porque, embora sóbrio, declara expressamente que a pessoa de Maria está vinculada ao projeto de Deus. Através da sua missão materna, o filho de Deus, preexistente ao mundo, se radica na cepa da humanidade. Maria é a "Mulher" que o reveste com a nossa carne e o nosso sangue ( cf. Hb 2,14).
Depois de Paulo, passamos para Marcos, que foi o primeiro dos Evangelhos a ser escrito. A presença de Maria aparece em meio aos familiares de jesus, sem qualquer destaque, porque o intuito de Marcos é mostrar que, para Jesus, o importante é alargar os laços de uma família natural, através de uma nova família, nascida de escuta atenta aos Seus ensinamentos. Mc 3,31-35 ( Sua Mãe e Seus irmãos procuravam Jesus) e Mc 6,1-3 ( Jesus é filho de Maria).
Em seus textos, Marcos apresenta Maria Santíssima como Mãe de jesus, que, como toda mãe , sai em busca do seu filho, e levanta duas questões fundamentais: " Quem é minha mãe?" e "O Filho de Maria". São questões que todos da comunidade estavam buscando entender sobre a missão e os ensinamentos de Jesus. Nestas duas passagens bíblicas , a presença de Maria aparece como mãe biológica de jesus, que, juntamente com seus familiares, tenta compreender as atitudes do filho perante a sociedade. Maria Santíssima é a presença materna que caminha ao lado de Jesus, pois recebeu esta missão do próprio Deus. Ao mesmo tempo, á a Mulher que caminhou na fé para se discípula do seu próprio Filho. Por isso mesmo, sendo Mãe buscou compreender Jesus e Sua Missão. Marcos mostra o caminho progressivo de Maria santíssima com Seu Filho Jesus não se baseia nos laços de sangue, mas, sobretudo, na fé.
Conforme as palavras de Santo Agostinho, " Maria concebeu Jesus, primeiramente pela fé em seu coração", por isso Maria é modelo de fé e de discípula fiel."

 Frei Sebastião Benito Quaglio( Presidente da Milícia da Imaculada).

( Texto retirado da Revista " O Mílite", outubro de 2014.)    Angela Alves.








Nenhum comentário:

Postar um comentário