A HISTÓRIA DO PRECURSOR DO MESSIAS
" E tu, menino serás chamado de profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos."( Lucas 1,76).
No alto das montanhas da Judéia, em Hebron, distante oito milhas de Jerusalém, vivia um casal santo, e que diante de Deus eram justos- Zacarias e Isabel.
Apesar de estarem avançados na idade, nutriam em seus corações o desejo de gerar um filho, um descendente. Eram considerados malditos, pois não tinham filhos.
O Sacerdote Zacarias, num certo dia em que estava desempenhando as funções do seu ministério, no Templo de Jerusalém, entrou no Santuário para queimar incenso, enquanto o povo orava. De repente apareceu-lhe, então à direita do altar dos perfumes, um anjo.
Ao perceber o espanto de Zacarias, o anjo lhe disse: " Não temas, Zacarias, porque Deus ouviu tua oração, Tua mulher dar-te-á um filho, a quem darás o nome de João.
Muitas coisas falou o anjo a respeito do menino, inclusive que ele seria cheio do Espirito Santo, e que iria adiante do Messias.
Zacarias questionou o anjo e argumentou a idade avançada dele e de sua esposa Isabel.
O anjo responde: " Eu sou Gabriel e meu lugar é diante de Deus; e é Dele que trago tal mensagem.Porém como não acreditaste em minhas palavras, ficarás mudo, até o dia, em que isso tudo se cumprir."
Um cumprimento do que fora predito, Zacarias sai do Templo sem conseguir pronunciar nenhuma palavra. Retornando para casa depois de alguns dias, pode confirmar a gravidez de sua esposa, pois para deus nada é impossível.
Em Nazaré, Maria é visitada também por Gabriel, e tão logo ouve a saudação do anjo, profere o sim da redenção da humanidade, por Cristo Jesus.
O anjo comunica sobre a gravidez de sua parenta em seu 6º mês. Maria vai as pressas até o Hebron.
Eis que um encontro memorável estava para acontecer, o encontro do precursor e do Messias,cada qual no ventre de sua mãe.
Tão logo Isabel escuta a saudação de Maria, o seu ventre pula de alegria e ela exclama: " Bendita é tu entre as mulheres e Bendito o fruto do teu ventre, donde me vem à honra de vir a mim a mãe do meu Senhor..."
João Batista foi batizado no ventre de sua mãe, ao ouvir a saudação de Maria; o estrecer foi provocado pela ação do Espírito Santo de Deus.
Lá na casa de Zacarias e Isabel, a mãe do senhor permanece por alguns meses servindo das mais diversas maneiras.
Pouco antes do nascimento do menino, Maria retorna a Nazaré deixando os corações de seus parentes apertados de saudade e gratidão.
Isabel dá a luz ao menino, toda vizinhança veio saudar o filho primogênito do Sacerdote Zacarias.
No oitavo dia todos se reuniram para a circuncisão do menino, os que estavam presentes sugeriram que tivesse o nome do pai, Isabel contestou e disse: " Ele se chamará João." Zacarias estando mudo escreveu o nome de João numa tábua e imediatamente voltou a falar e cheio de alegria no Espírito Santo exclamou: " Bendito seja o Senhor de Israel."
A cada dia o menino crescia em e enchia de encanto os vizinhos e moradores das montanhas da Judéia.
João era um jovem orante e atuante que movido pelo Espírito Santo, foi para o deserto em busca de santificação.
Santo Agostinho diz que,em São João o mundo teve pela primeira vez a experiência do Eremitério.
Quando completou 30 anos, recebeu uma ordem divina para deixar o deserto e anunciar a vinda do Messias e preparar-lhe o caminho.
João percorre a região do Jordão pregando um batismo de penitência para remissão dos pecados. João era um Profeta que no verdadeiro sentido da palavra, anunciava e denunciava.
Sobre João, o próprio Cristo disse: "Que entre os nascidos de mulher, não há maior profeta do que João Batista."
Jesus vai ao Jordão, vai ao encontro de João , era dele que o próprio João havia dito: "Eu batizo na água, para a penitência,mas vem outro, que é mais poderoso do que eu, e de quem eu não sou digno de desatar as correias de suas sandálias, ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
Ao avista o Senhor,João ficou extasiado e disse: " Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo." Cumpria-se assim o que tinha Isaias profetizado.
Jesus entra na água, João não se acha digno de batizá-lo, Jesus insiste para que o rito permaneça. O Espírito Santo desceu sob forma de uma pomba o céu se abriu, e do céu ouviu-se uma voz: " Esse é meu filho muito amado, em quem eu pus minha complacência."
Jesus segue seu caminho e João sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, as imoralidades, as ofensas as leis de Deus.
João os chama de serpentes, víboras, e pelo seu tom ameaçador e denunciador é preso por Herodes.
O Rei Herodes vivia com a esposa de seu irmão, e com a maior naturalidade desfilava com ela pelos palácio da corte.
João condenava a atitude dos dois, por adultério e os chamavam a conversão e a penitência. A amante de Herodes influência a filha a pedir a cabeça de João Batista numa bandeja de prata. Herodes atende e João é decapitado.
João que dizer Jhwn ( Javé) mostra a sua benevolência. O grande escritor Flávio Josefo denomina João como um homem bom que estimulava os judeus no exercício da virtude.
João batista é aquele que fecha o Antigo Testamento e abre o Novo, apresentando a todos afigura de Cristo Redentor.
Amém.
( Texto retirado : A História dos Santos.). Angela Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário