DOGMAS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Todo dia 8 de cada mês a Igreja comemora a Imaculada Conceição de Maria, mas o seu dia mesmo é em 8 de dezembro.
" Nesta denominação de Nossa Senhora , há uma referência a um dos quatro dogmas católicos que fundamentam a Mariologia - a Imaculada Conceição ( ou concepção) de Maria-, segundo o qual a Mãe de Deus não apenas viveu em santidade, mas também foi concebida sem a mácula do pecado original. Os outros três dogmas são: maternidade divina de Maria, virginidade perpétua de Maria e assunção de Maria ao céu em corpo e alma.
Muito antes de ser proclamada oficialmente como dogma pelo Papa Pio IX, em 1854, esta devoção já era professada e propagada pelos fiéis do mundo todo. Duas aparições de Maria- Nossa Senhora da Graças( 1831-1832), que preparou a fé no dogma; e Nossa Senhora de Lourdes(1857), que confirmou após a proclamação pela Igreja - contribuíram para fazer da imaculada Conceição de Maria um dos pilares de sustentação do lugar da Virgem na economia da salvação.
Não há dúvida sobre a grande importância que todo o ministério da Imaculada Conceição representa para a Igreja e a vida santificante de fiéis. (...)."
" A própria Virgem maria confirmou a definição dogmática na sua aparição em Lourdes, em 1858, quando se apresentou para santa Bernadete dizendo: " Eu sou a Imaculada Conceição."
Por sua condição, o coração d Maria no ministério da Imaculada Conceição é comparado a um vaso riquíssimo que contém todas as espécies de tesouros e preciosidades, fazendo-se bela e luminosa à semelhança do mais puro dos lírios": " Como a açucena entre os espinhos, assim é a minha amiga entre as donzelas" ( Cânt. 2,2).
( Texto retirado do Livro: Mãe de todos, Maria. Pe. Reginaldo Manzotti).
Angela Alves.
* Dogma: 1. Ponto ou princípio de fé definido pela Igreja.2. Conjunto da doutrinas fundamentais do cristianismo.3. Cada um dos pontos fundamentais de qualquer crença religiosa. 4. Fundamentos ou pontos capitais de qualquer sistema ou doutrina.5. Proposição apresentada como incontestável e indiscutível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário