terça-feira, 30 de junho de 2015

"MILÍCIA DA IMACULADA É PARA TODOS"

Venha você também fazer parte dessa obra de Evangelização, eu faço parte dessa grande família e me sinto muito feliz em ajudar. Veja o que  Frei Sebastião Benito Quaglio, Presidente da Milícia da Imaculada nos diz nesse mês de julho :" Estamos na Milícia da Imaculada. Nosso trabalho é árduo e necessário. Sabia que a humanidade inteira conta com você, sem ao menos lhe conhecer? É  verdade. No fundo do coração de cada homem e de cada mulher, há uma sede, uma fome. ..Algo a completar que somente encontra resposta em Deus. Só  Ele pode saciar nossa sede, nossa fome. Você, com sua colaboração, faz este encontro acontecer. A nossa Obra é  mais que uma instituição. É um jeito de ser,  de caminhar,  de lutar, de conquistar. Como  Maria Imaculada,  a filha predileta do Pai, queremos responder sim ao que Ele nos pede." Faça parte dessa Obra, venha ser um Mílite da Imaculada Conceição!  Ligue : (11)4397-6500 ou acesse : WWW . MILÍCIADAIMACULADA. ORG.BR                  Acompanhe também em todo o Brasil, Rádio Imaculada Conceição  4865 OT e 4755 OT                                                             O programa "A IGREJA NO RÁDIO ", Rádio Dom Bosco  96,1 FM das 00hO0 às 05h00.                                                                 SALVE  MARIA IMACULADA!                           Angela Alves. ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

OS PRIMEIROS MÁRTIRES DO CRISTIANISMO

  

    OS PRIMEIROS MÁRTIRES DO CRISTIANISMO

Certo dia, um pavoroso incêndio reduziu Roma a cinza. Em 19 de julho de 64, a poderosa capital virou escombros e o imperador Nero, considerado um déspota imoral e louco por alguns historiadores, viu-se acusado de ter sido o causador do sinistro. Para defender-se, acusou os cristãos, fazendo brotar um ódio contra os seguidores da fé que se espalharia pelos anos seguintes.
Nero aproveitou-se das calunias que já cercavam a pequena e pouco conhecida comunidade hebraica que habitava Roma, formada por pacíficos cristãos. Na cabeça do povo já havia, também, contra eles, o fato de recusarem-se a participar do culto aos deuses pagãos. Aproveitando-se do desconhecimento geral sobre a religião, Nero culpou os cristãos e ordenou o massacre de todos eles.
Há registros de um sadismo feroz e inaceitável, que fez com que o povo romano, até então liberal com relação às outras religiões, passasse a repudiar violentamente os cristãos. Houve execuções de todo o tipo e forma e algumas cenas sanguinárias estimulavam os mais terríveis sentimentos humanos, provocando implacável perseguição.
Alguns adultos foram embebidos em piche e transformados em tochas humanas usadas para iluminar os jardins da Colina Oppio. Em outro episódio revoltante, crianças e mulheres foram vestidas com peles de animais e jogadas no circo às feras, para serem destroçadas e devoradas por elas.
Desse modo, a crueldade se estendeu de 64 até 67, chegando a um exagero tão grande que acabou incutindo no povo um sentimento de piedade. Não havia justificativa, nem mesmo alegando razões de estado, para tal procedimento. O ódio acabou se transformando em solidariedade.
Os Apóstolos São Pedro e São Paulo foram duas das mais famosas vítimas do imperador tocador de lira , por isso a celebração dos mártires de nero foi marcada para um dia após a data que lembra o martírio de ambos.
Porém, como bem nos lembrou o Papa Clemente, o dia de hoje é a festa de todos os mártires, que com o seu sangue sedimentaram a gloriosa Igreja Católica Romana.

( Texto retirado do Aplicativo: Santos do dia.)     Angela Alves








segunda-feira, 29 de junho de 2015

SÃO PEDRO E SÃO PAULO


              SÃO PEDRO E SÃO PAULO


A solenidade de São Pedro e São Paulo( 29 de junho), quando cai em dia de semana, é comemorada no Brasil , no domingo seguinte, como foi determinado na VII Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Portanto, na Liturgia, a celebração deste ano, será no dia 1º de julho.
A solenidade se São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração de Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia , celebrar três missas: a primeira na Basílica de São Pedro, no Vaticano ; a segunda na Basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catatumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos Apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis .
E mais: depois da Virgem Santíssima e de São João batista, Pedro e Paulo são os Santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, que , quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro , quando temos a festa da Cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.
Antigamente, julgava-se que o martírio dos dois Apóstolos tinha ocorrido no mesmo dia e ano e que seria a data que hoje comemoramos. Porém o martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes, com São Pedro crucificado de cabeça para baixo, na colina Vaticana e S~]ao paulo , decapitado, nas chamadas Três Fontes. Mas não há certeza quanto ao dia, nem quanto ao ano desses martírios.
A morte de Pedro poderia ter ocorrido em 64, ano que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de roma, enquanto Paulo , no ano de 67. mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero.
Há outras raízes ainda envolvendo a data. A festa seria a cristianização de um culto pagão a Remo e Rômulo, os mitólogicos fundadores pagãos de Roma. São Pedro e São Paulo não fundaram a cidade, mas são considerados os " pais de Roma". Embora não tenham sido os primeiros a pregar na capital do Império, com sei sangue " fundaram" a Roma cristã. Os dois são considerados os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação como pelo ardor e zelo missionários, sendo glorificados com a coroa do martírio, no final, como testemunhas do mestre. São pedro é o Apóstolo que jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser  o primeiro Papa da Igreja. A ele jesus disse: " Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja." São Pedro é o Pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.
São Paulo, foi arrebatado para o colégio apostólico de Jesus Cristo na estrada de damasco, como o instrumento eleito para levar o seu nome diante dos povos, é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o " Apóstolo dos Gênios".
São Pedro e São Paulo, juntos, fizeram ressoar a mensagem do Evangelho no mundo inteiro e o farão para todo o sempre, porque assim quer o Mestre.

( Texto retirado do Aplicativo: Santos do dia).   Angela Alves.



domingo, 28 de junho de 2015

SÃO PAULO , O APÓSTOLO DE JESUS



           A HISTÓRIA DE SÃO PAULO, O APÓSTOLO

São Paulo, Apóstolo( 5-67) foi um escritor do cristianismo primitivo. Treze  epístolas do Novo Testamento são atribuídas a ele. Foi o maior propagador do cristianismo depois de Cristo. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido  como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, quando teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente e desde então começou suas pregações do Cristianismo.
São Paulo, Apóstolo ( 5-67 ) Nasceu em Tarso na Cilícia , era judeu e cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente com o assassinato do protomártir Estevão. Quando perseguia os cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente que o cegou, durante três dias.
Desde então converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua Paixão , Morte e ressurreição.
A conversão de São Paulo é uma das mais importantes da História da Igreja. Mostra o poder da Graça Divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no "Apóstolo Paulo" por excelência, que tem a iniciativa de evangelização dos pagãos. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribuí a si mesmo o título " o menor entre os Apóstolos" e ainda " indigno de ser chamado de Apóstolo". Mas Deus, que o conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de São Estevão, cena descrita em Atos nos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Cristo, aí reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande Missionário do Cristianismo. (...)
Depois da Virgem Maria, são precisamente os Apóstolos Pedro e Paulo, juntamente com São João Batista, os Santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano Litúrgico.( ...)

( Retirado: e-biografias)  Angela Alves.





sábado, 27 de junho de 2015

HISTÓRIA DE SÃO PEDRO

   
              SÃO PEDRO, PESCADOR, APÓSTOLO E 1º PAPA

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu com um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes, para se tornar pescador de homens.
Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja.
Em Cesaréia de felipe, Jesus diz a Pedro: " Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei  as chaves do reino dos Céus, e tudo que ligares na Terra, será ligado no Céu, e tudo que desligares na Terra, também será desligado no Céu. ( Mt 16, 13-20).
Depois da Ressurreição, Jesus aparece pela terceira vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Após terem comido, Jesus dirige-se a Pedro: " Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?"  Ele respondeu: " Sim, Senhor, Tu sabes que te amo! "  Ele lhe disse: " Apascentas os meus cordeiros." E por três vezes Jesus fez a mesma pergunta e lhe ordena que pastoreie seus cordeiros (Jo , 21, 15-17).
Era a investidura oficial a Pedro para ser o vigário de cristo. o pastor supremo do rebanho do Mestre.
Os primeiros 10 capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do Apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus.Integra Matias ao colégio dos Apóstolos para substituir Judas; faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo 3 mil pessoas; e realiza o primeiro milagre, curando o homem coxo. Também ele é o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião  e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave.
Segundo a tradição, mais tarde, Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja, e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até sua morte, em 29 de junho do ano 67 d.C quando foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de morrer como seu Mestre. Foi sepultado onde hoje está a maior Igreja do mundo : A Basílica do Vaticano.

( Retirado e adaptado para do site: http//www.bispado.org.br

Angela Alves. 





sexta-feira, 26 de junho de 2015

TRÍDUO A SÃO PEDRO


                       TRÍDUO A SÃO PEDRO

* Oração para todos os dias do Tríduo

+ Fazer o Sinal da Cruz


Ó Glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o Fundamento de Sua Igreja, entregou as chaves do reino dos Céus e constituiu Pastor Universal de todos os fiéis, queremos ser sempre Vossos súditos e filhos.


Confiantes na Palavra do Senhor que Vos disse: " Tudo que ligares na Terra será ligado nos Céus" e no cargo que Vos deu de confirmar os irmãos na fé, concedei-nos a Graça de diante da diversidade das opiniões dos homens, saber como Vós professar com firmeza nossa fé em Cristo, Filho de Deus, e permanecer naquele amor a Jesus, que por três vezes proclamastes após a Ressurreição.


Confiantes em Vossa Preciosa Intercessão, pedimos neste Tríduo, abre-nos as portas  do Céu para alcançar a Graça que agora pedimos.

* Rezar um Pai-Nosso, 3 Ave- Marias Glória ao Pai.

OBS: Sendo possível, em dos três dias,  rezar este Tríduo diante do Santíssimo e fazer uma confissão.

(Encontro com Cristo; Portal da Plenitude, Pe. Alberto Gambarini)

Angela Alves.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

FESTA DE SÃO PEDRO



        " Os Santos manifestam de diversas formas a presença poderosa e transformadora do Ressuscitado; deixaram que o Cristo se apoderasse tão plenamente da sua vida que puderam afirmar com São Paulo: já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. " 
                                                                        Bento XVI.






" Não tornando o mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bondizendo; sabendo que para isto fostes, chamados, para que por herança alcanceis a Benção." ( 1º Pedro, 3-9)



 Angela Alves.





                    
                      

quarta-feira, 24 de junho de 2015

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

   

               ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA


        Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo, que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhuma maior do que vós, por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de se Divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a Graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como fizeste vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado. Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da Bem- Aventurança eterna. Amém!

( Texto retirado: www.nospassosdemaria.com.br)

 Angela Alves.

     

terça-feira, 23 de junho de 2015

A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA


                 A HISTÓRIA DO PRECURSOR DO MESSIAS

" E tu, menino serás chamado de profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos."( Lucas 1,76).

No alto das montanhas da Judéia, em Hebron, distante oito milhas de Jerusalém, vivia um casal santo, e que diante de Deus eram justos- Zacarias e Isabel.
Apesar de estarem avançados na idade, nutriam em seus corações o desejo de gerar um filho, um descendente. Eram considerados malditos, pois não tinham filhos.
O Sacerdote Zacarias, num certo dia em que estava desempenhando as funções do seu ministério, no Templo de Jerusalém, entrou no Santuário para queimar incenso, enquanto o povo orava. De repente apareceu-lhe, então à direita do altar dos perfumes, um anjo.
Ao perceber o espanto de Zacarias, o anjo lhe disse: " Não temas, Zacarias, porque Deus ouviu tua oração, Tua mulher dar-te-á um filho, a quem darás o nome de João.
Muitas coisas falou o anjo a respeito do menino, inclusive que ele seria cheio do Espirito Santo, e que iria adiante do Messias.
Zacarias questionou o anjo e argumentou a idade avançada dele e de sua esposa Isabel.
O anjo responde: " Eu sou Gabriel  e meu lugar é diante de Deus; e é Dele que trago tal mensagem.Porém como não acreditaste em minhas palavras, ficarás mudo, até o dia, em que isso tudo se cumprir."
Um cumprimento do que fora predito, Zacarias sai do Templo sem conseguir pronunciar nenhuma palavra. Retornando para casa depois de alguns dias, pode confirmar a gravidez de sua esposa, pois para deus nada é impossível.
Em Nazaré, Maria é visitada também por Gabriel, e tão logo ouve a saudação do anjo, profere o sim da redenção da humanidade, por Cristo Jesus.
O anjo comunica sobre a gravidez de sua parenta em seu 6º mês. Maria vai as pressas até o Hebron.
Eis que um encontro memorável estava para acontecer, o encontro do precursor e do Messias,cada qual no ventre de sua mãe.
Tão logo Isabel escuta a saudação de Maria, o seu ventre pula de alegria e ela exclama: " Bendita é tu entre as mulheres e Bendito o fruto do teu ventre, donde me vem à honra de vir a mim a mãe do meu Senhor..."
João Batista foi batizado no ventre de sua mãe, ao ouvir a saudação de Maria; o estrecer foi provocado pela ação do Espírito Santo de Deus.
Lá na casa de Zacarias e Isabel, a mãe do senhor permanece por alguns meses servindo das mais diversas maneiras.
Pouco antes do nascimento do menino, Maria retorna a Nazaré deixando os corações de seus parentes apertados de saudade e gratidão.
Isabel dá a luz ao menino, toda vizinhança veio saudar o filho primogênito do Sacerdote Zacarias.
No oitavo dia todos se reuniram para a circuncisão do menino, os que estavam presentes sugeriram que tivesse o nome do pai, Isabel contestou e disse: " Ele se chamará João." Zacarias estando mudo escreveu o nome de João numa tábua e imediatamente voltou a falar e cheio de alegria no Espírito Santo exclamou: " Bendito seja o Senhor de Israel."
A cada dia o menino crescia em e enchia de encanto  os vizinhos e moradores das montanhas da Judéia.
João era um jovem orante e atuante  que movido pelo Espírito Santo, foi para o deserto em busca de santificação.
Santo Agostinho diz que,em São João o mundo teve pela primeira vez a experiência do Eremitério.
Quando completou 30 anos, recebeu uma ordem divina para deixar o deserto  e anunciar a vinda do Messias e preparar-lhe o caminho.
João percorre a região do Jordão pregando um batismo de penitência para remissão dos pecados. João era um Profeta que no verdadeiro sentido da palavra, anunciava e denunciava.
Sobre João, o próprio Cristo disse: "Que entre os nascidos de mulher, não há maior profeta do que João Batista."
Jesus vai ao Jordão, vai ao encontro de João , era dele que o próprio João havia dito: "Eu batizo na água, para a penitência,mas vem outro, que é mais poderoso do que eu, e de quem eu não sou digno de desatar as correias de suas sandálias, ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
Ao avista o Senhor,João ficou extasiado e disse: " Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo." Cumpria-se assim o que tinha Isaias profetizado.
Jesus entra na água, João não se acha digno de batizá-lo, Jesus insiste para que o rito permaneça. O Espírito Santo desceu sob forma de uma pomba o céu se abriu, e do céu ouviu-se uma voz: " Esse é meu filho muito amado, em quem eu pus minha complacência."
Jesus segue seu caminho e João  sua missão de denunciar as injustiças, o abuso de poder, as imoralidades, as ofensas as leis de Deus.
João os chama de serpentes, víboras, e pelo seu tom ameaçador e denunciador é preso por Herodes.
O Rei Herodes vivia com a esposa de seu irmão, e com a maior naturalidade desfilava com ela pelos palácio da corte.
João condenava a atitude dos dois, por adultério e os chamavam  a conversão e a penitência. A amante de Herodes influência a filha a pedir a cabeça de João Batista numa bandeja de prata. Herodes atende e João é decapitado.
João que dizer Jhwn ( Javé) mostra a sua benevolência. O grande escritor Flávio Josefo denomina João como um homem bom que estimulava os judeus no exercício da virtude.
João batista é aquele que fecha o Antigo Testamento e abre o Novo, apresentando  a todos afigura de Cristo Redentor.
Amém.
( Texto retirado : A História dos Santos.).   Angela Alves.




  





         
            


segunda-feira, 22 de junho de 2015

TRÍDUO A SÃO JOÃO BATISTA



            TRÍDUO A SÃO JOÃO BATISTA

* Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!

Glorioso São João Batista, príncipe dos Profetas, precursor de Jesus, primogênito da Graça do Redentor, fostes grande diante do Senhor.

Por vossas admiráveis virtudes, alcançai-nos de Jesus a Graça de amá-lo e serví-lo até a morte, com extremo afeto e dedicação.

Alcançai-nos profunda devoção à Virgem Maria.
Ela saiu apressadamente para visitar a vossa mãe, Isabel. Foi quando a presença de Jesus, ainda no ventre de Maria, vos libertou do pecado original e vos encheu com os dons do Espírito Santo.

A vossa grande bondade e poderoso auxílio nos ajudem a amar sempre mais a Jesus,para um dia estarmos convosco na eternidade. Amém!

( Fonte: Confraria de São João Batista) www.nospassosdemaria.com.br

Angela Alves. 



SEMANA EM HOMENAGEM A SÃO JOÃO BATISTA



             SEMANA DE SÃO JOÃO BATISTA

 Vamos por toda essa semana lembrar a Santidade de São João Batista, suas Passagens, seus Ensinamentos, o Tríduo, Novena e sua História. Vai ser uma semana de muitas Bençãos no ( caminharcommaria.blogspot.com), vamos passear por sua Vida e Missão. Siga-me e saiba tudo sobre esse Grande Profeta.

" Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!"
( Jo 1,29).
Angela Alves.

domingo, 21 de junho de 2015

SANTO DO DIA: SÃO LUÍS GONZAGA


                            SÃO LUÍS GONZAGA

           Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione Delle Stiviere e sobrinho de Duque de Mântua. Seu pai, que servia ao rei da Espanha, sonhava ver seu filho herdeiro e sucessor ingressar nas fileiras daquele exército. Por isso, desde pequenino, Luís era visto vestido como soldado, marchando atrás do batalhão ao qual seu pai orgulhosamente servia.
Entretanto, Luís não desejava essa carreira, pois, ainda criança fizera voto de castidade. Quando tinha dez anos, foi enviado a Florença na qualidade de pajem de honra do Grão-duque de Toscana. Posteriormente, foi à Espanha para ser pajem do infante Dom Diego, período em que aproveitou para estudar Filosofia na Universidade de Alcalá de Hernares. Com doze anos, recebeu a primeira comunhão das mãos de Carlos Borromeu, hoje Santo de Igreja.
desejava ingressar na vida religiosa, mas seu pai demorou cerca de dois anos para convencer-se de sua vocação. Até que consentiu; mas antes de concordar definitivamente, ele enviou Luís às cortes de Ferrara, Parma e Turim, tentando fazer com que o filho se deixasse seduzir pelas honras da nobreza dessas cortes.
Luís tinha quatorze anos quando venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas, sob a direção de Roberto Berlamino, o qual, depois também foi canonizado.
Lá escolheu para si as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas. Consta que, certa vez, Luís carregou nos ombros um moribundo que encontrou no caminho, levando-o ao hospital  . Isso fez com que contraísse a peste que assolava a cidade.
Luís Gonzaga morreu com apenas 23 anos , em 21 de junho de 1591. Segundo a tradição, ainda na infância preconizara a data de sua morte, previsão que ninguém considerou por causa de sua pouca idade. mas ele estava certo.
O Papa Bento XIII, em 1726, canonizou Luís Gonzaga e proclamou-o Padroeiro da Juventude. A Igreja de Santo Inácio, em Roma, guarda as suas relíquias , que são veneradas no dia de sua morte. Enquanto a capa que São Luís Gonzaga usava encontra-se na belíssima Basílica dedicada a ele, em Castiglione Delle Stiviere, sua cidade natal.

(Texto retirado do Aplicativo: Santos do dia.).   Angela Alves.





sábado, 20 de junho de 2015

CAMINHANDO COM MARIA!

Caminhar com Maria torna a vida mais bela. Ela vai guiando nossos passos e tornando os obstáculos em desafios a serem vencidos, problemas a serem superados e principalmente a ter fé em Deus e Amar seu Filho Jesus Cristo.               Angela Alves. ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ #angelaalves, #famíliapresentedeDeus, #Caminhandocommaria

NOSSA SENHORA, MÃE DE JESUS CRISTO


           ONDE POSSO ENCONTRAR MARIA NA BÍBLIA?

          " No Antigo Testamento sabemos que Maria está somente representada por "figuras" ou profecias messiânicas. No Novo Testamento, Ela faz parte do cumprimento destas profecias, pois é a mulher que dá à Luz Cristo, que realiza todas as promessas do Antigo Testamento. Cristo é a figura central do Novo Testamento. E os evangelistas, cada um do seu modo, nos apresentam Maria, a Mulher, a Mãe e a Discípula fiel ao lado do Filho, compartilhando a Sua Missão Redentora.
O testemunho mais antigo do Novo Testamento em relação a Maria foi feito pelo apóstolo Paulo, por volta de 53-55 d.C, Paulo, quando escreveu sobre " a plenitude do tempo", menciona diretamente a Mãe de Jesus. É uma passagem que está relacionada ao contexto da encarnação do Filho de Deus: " Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o Seu Filho, nascido de uma mulher". ( Gl 4,4).
A linguagem de Paulo nos comunica o modo pelo qual Deus escolheu enviar Seu Filho para o nosso meio e a maneira que Ela quis se comunicar com o ser humano. Este texto é de grande importância para o estudo da mariologia, pois coloca Maria no momento em que a história da Salvação atinge a sua plenitude com a vinda do Messias esperado. Maria é invocada exatamente no ponto ápice do plano da Salvação, porque é a "Mulher" da qual nascerá o Filho de Deus.
Na Encíclica Redemptoris Mater, o saudoso Papa São João Paulo II nos ilustra esta passagem bíblica dizendo: " Estas palavras celebram ao mesmo tempo o amor do Pai, a missão do Filho, o Dom do Espírito Santo , a Mulher pela qual nasceu o Redentor  e a nossa filiação divina".
O testemunho de Paulo sobre Maria é preciosíssimo, porque, embora sóbrio, declara expressamente que a pessoa de Maria está vinculada ao projeto de Deus. Através da sua missão materna, o filho de Deus, preexistente ao mundo, se radica na cepa da humanidade. Maria é a "Mulher" que o reveste com a nossa carne e o nosso sangue ( cf. Hb 2,14).
Depois de Paulo, passamos para Marcos, que foi o primeiro dos Evangelhos a ser escrito. A presença de Maria aparece em meio aos familiares de jesus, sem qualquer destaque, porque o intuito de Marcos é mostrar que, para Jesus, o importante é alargar os laços de uma família natural, através de uma nova família, nascida de escuta atenta aos Seus ensinamentos. Mc 3,31-35 ( Sua Mãe e Seus irmãos procuravam Jesus) e Mc 6,1-3 ( Jesus é filho de Maria).
Em seus textos, Marcos apresenta Maria Santíssima como Mãe de jesus, que, como toda mãe , sai em busca do seu filho, e levanta duas questões fundamentais: " Quem é minha mãe?" e "O Filho de Maria". São questões que todos da comunidade estavam buscando entender sobre a missão e os ensinamentos de Jesus. Nestas duas passagens bíblicas , a presença de Maria aparece como mãe biológica de jesus, que, juntamente com seus familiares, tenta compreender as atitudes do filho perante a sociedade. Maria Santíssima é a presença materna que caminha ao lado de Jesus, pois recebeu esta missão do próprio Deus. Ao mesmo tempo, á a Mulher que caminhou na fé para se discípula do seu próprio Filho. Por isso mesmo, sendo Mãe buscou compreender Jesus e Sua Missão. Marcos mostra o caminho progressivo de Maria santíssima com Seu Filho Jesus não se baseia nos laços de sangue, mas, sobretudo, na fé.
Conforme as palavras de Santo Agostinho, " Maria concebeu Jesus, primeiramente pela fé em seu coração", por isso Maria é modelo de fé e de discípula fiel."

 Frei Sebastião Benito Quaglio( Presidente da Milícia da Imaculada).

( Texto retirado da Revista " O Mílite", outubro de 2014.)    Angela Alves.








sexta-feira, 19 de junho de 2015

SANTO DO DIA: SANTA JULIANA FALCONIERI

                    SANTA JULIANA FALCONIERI

Juliana nasceu em Florença no ano de 1270. Era filha única do já idoso casal Caríssimo e Ricordata, da riquíssima dinastia dos Falconieri. De grande tradição na aristocracia, bem como no clero, a família contribuiu ao longo do tempo com muitos Santos venerados nos altares da Igreja. Ela era sobrinha de Santo Aleixo Falconieri, um dos sete fundadores da Ordem dos Servos da Maria, e como ele também trilhou o caminho para a santidade.
Ainda criança, vivia com o coração dedicado às virtudes, longe das ambições terrenas e das vaidades. Junto com algumas amigas, em vez das brincadeiras típicas da idade, preferia cantar e rezar para o Menino jesus e a Virgem Maria.
Aos quinze anos de idade, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob  a orientação de Filipe Benício, hoje Santo. Foi seguida por suas amigas aristocratas e, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de caridade e assistenciais. Essas jovens se organizaram de tal forma que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria, também chamadas de " Mantellate", numa referência ao hábito que vestem. Ordem que obteve a aprovação canônica em 1304.
A dedicação de Juliana foi tão radical ao trabalho junto aos pobres e doentes, às orações contemplativas e às severas penitências que acabou por adoecer. Mesmo assim, continuou dormindo no chão e fazendo os jejuns a que se tinha proposto. Por isso os problemas estomacais surgiram , passaram a ser frequentes e depois se tornaram crônicos, padecendo de fortes dores.
Apesar disso, não diminuiu as penitências, nem mesmo o trabalho com seus pobres e doentes abandonados. Aos setenta anos, o problemas gástrico era tão grave que não conseguia manter nenhum alimento no estômago. Nem mesmo a Hóstia. 
No dia 10 de junho de 1341, poucos momentos antes de morrer, Juliana pediu ao sacerdote que colocasse uma Hóstia sobre seu peito e, pronunciasse as palavras: " Meu Doce Jesus", ingressou no Reino de Deus.
Ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs constataram no seu peito uma mancha roxa, com se fosse uma Hóstia impressa na sua carne , tendo no centro a imagem de Jesus crucificado. Em memória desse milagre, as irmãs "Mantellate" trazem sobre o lado esquerdo do escapulário a imagem de uma Hóstia.
Canonizada em 1737 pelo papa Clemente XII,Santa Juliana Falconieri é celebrada no dia de sua morte.
( Texto retirado do Aplicativo: Santos do dia.).   Angela Alves.













quinta-feira, 18 de junho de 2015

NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



         NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
               ( Padre Reginaldo Manzotti)

Ó Jesus no Seu Sagrado Coração eu Confio as minhas intenções nesta Novena:

 ( Coloque sua intenção)

Sagrado Coração de Jesus, Fonte de Todo Bem e de Todas as Graças, onde procurarei a não se no Tesouro que Contém Todas as Riquezas de Vossa Clemência e Bondade?
Onde baterei, a não ser à Porta do Vosso Coração, pelo qual o Próprio Pai vem a nós, e nós vamos a Ele?
A Vós pois, Sagrado Coração de Jesus, recorremos.
Em Vós, Sagrado Coração de Jesus, encontro consolação quando aflito, proteção quando perseguido, força quando oprimido de tristeza.
No Teu Coração Jesus, encontro Luz, quando envolto nas trevas da dúvida.

Sagrado oração de Jesus, eu Confio em Vós
Doce Coração de Jesus, Sede o meu Amor.
Doce Coração de Maria, Sede a minha Salvação.
Amado Seja por toda parte o Sagrado Coração de jesus.
Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino.
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós e por isso nesta Novena e neste momento repito o meu pedido:

( Diga novamente a sua intenção)

Sagrado Coração de Jesus, eu tenho Confiança em Vós.
Sagrado Coração de Jesus, creio em Vosso Amor para comigo.
Sagrado Coração de Jesus, coloque em nosso coração os sentimentos que tiveste: Amor, Paz, Perdão e Obediência ao Eterno Pai.
Jesus, Manso e Humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso.
Amém!

 ( Padre Reginaldo Manzotti).      Angela Alves.





quarta-feira, 17 de junho de 2015

CAMINHAR COM MARIA TAMBÉM É ARTE!



  O novo lançamento da Editora Belas-Letras que está dando o que falar. Precisava de você, acaba de ganhar versão digital.
O e-book do (des) romance de Pedro Guerra custa apenas R$ 1,99 e já está disponível para download.
Acesse: www.precisavadevoce.vai.la

SANTO DO DIA: SÃO RANIERI DE PISA

                                    

                               
                      SÃO RANIERI DE PISA

          A cidade de Pisa era, nos séculos XI e XII, um importante pólo comercial marítimo da Itália, que contribuía também no combate aos piratas sarracenos. Assim, paralelamente, ao burburinho dos negócios, a vida mundana da corte era exuberante e tentadora, principalmente para os mais jovens.
Foi nessa época, no ano de 1118, que Ranieri Scacceri nasceu em Pisa. Era filho único de Gandulfo e Emengarda, ambos de famílias tradicionais de nobres mercadores riquíssimos. A sua educação foi confiada ao Bispo de Kinzica, para que recebesse boa formação religiosa e para os negócios. Porém Ranieri, mostrando forte inclinação artística, preferiu estudar lira e canto. E para desgosto dos pais e do Bispo , sei tutor, ele se entregou à vida fútil e desregrada, apreciando as festas da corte, onde se apresentava. Com isso, tornou-se uma figura popular e conhecida na cidade de Pisa.
Aos dezenove anos de idade, impressionado com a vida miserável dos pobres da cidade e percebendo a inutilidade de sua vida, decidiu mudar. Contribuiu para isso o encontro que teve com o eremita Alberto da Córsega, que o estimulou a voltar para a vida da valores cristãos e a serviço de Deus. Foi assim que Ranieri ingressou no Mosteiro de São Vito, em Pisa, apenas como irmão leigo.
Depois de viver, até os vinte e três anos de idade , recolhido como solitário, doou toda a sua fortuna aos pobres e necessitados e partiu em peregrinação à Terra santa, onde permaneceu por quase quatorze anos. Viajou por todas os lugares santos de Jerusalém, Acre e outras cidades Palestina, conduzindo a sua existência pelo caminho da santidade . Foi nessa ocasião que sua virtude taumatúrgica para com os pobres passou a manifestar-se. Vestido com roupas pobres, vivendo só de esmolas, Ranieri lia segredos nos corações, expulsava demônios , realizava curas e conversões.
Já com fama de santidade, em 1154 retornou a Pisa e ao mosteiro da São Vito, mas sempre como irmão leigo. Em pouco tempo, tornou-se o apóstolo e diretor espiritual dos monges e dos habitantes da cidade. Segundo os registros da Igreja, os seus prodígios ocorriam por meio do pão e da água benzidos, os quais distribuía a todos os aflitos que o solicitavam, o que lhe valeu o apelido de " Ranieri d'água"
Depois de sete anos do seu regresso da longa peregrinação, Ranieri morreu no dia 17 de junho de 1161. E desde então os milagres continuaram a ocorrer por sua intercessão, por meio da água benzida com sua oração ou colocada sobre sua sepultura.
Canonizado pelo Papa Alexandre III, São Ranieri de Pisa foi proclamado padroeiro dos viajantes e da cidade de Pisa. A Catedral dessa cidade conserva suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte.
( Texto retirado do Aplicativo: Santo do Dia.).  Angela Alves.




terça-feira, 16 de junho de 2015

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA



                  IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Esta festa do Imaculado Coração de Maria celebra-se no sábado, após a festa do sagrado Coração de Jesus.
A História da Devoção ao Coração de Maria tem seu fundamento no próprio Evangelho. A profecia de Simeão abriu o caminho e apresentou na imagem do Coração transpassado com uma espada, uma das representações mais populares.
Outra passagem Bíblica que ilustra a devoção está em Lucas, que por duas vezes diz que Maria guardava e meditava todas as palavras do anjo. O Próprio Jesus diz: " Bem- Aventurados os que ouvem a palavra de deus e a põem em prática". 
No século XVII, São Eudes propagou a devoção ao Coração de Maria e a tornou pública . Instituiu várias sociedades religiosas para defesa e promoção da devoção , que são citadas no seu livro" Coração Admirável", publicado em 1681.
Depois de repetidos pedidos , em 08 de dezembro de 1942, vigésimo quinto aniversário das aparições em Fátima, o Papa Pio XII dedicou a Igreja e o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria. Instituiu a festa do Imaculado Coração de Maria no sábado, após a festa do Sagrado Coração de Jesus.

ORAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA  ( PAPA PIO XII)

Oh! Rainha do Santíssimo Rosário, auxílio dos cristãos, refugio do gênero humano, vencedora de todas as batalhas de Deus!
Ante Vosso Trono prostramos suplicantes, seguros de impetrar misericórdia e de alcançar Graça e oportuno auxílio e defesa nas presentes calamidades, não por nossos méritos, mas sim unicamente pela imensa bondade de Vosso materno Coração.
Nesta hora trágica da história humana, a Vós, a Vosso Imaculado Coração, nos entregamos e nos consagramos, não apenas em união com a santa Igreja, corpo místico de Vosso Filho Jesus, que sofre e sangra em tantas partes e de tantos modos dilacerado por atrozes discórdias, abrasado em um incêndio de ódio, vítima de suas próprias iniquidades.
Que Vos comovam tantas ruínas materiais e morais, tantas dores, tantas angústias de pais e mães, de esposos, de irmãos, de crianças inocentes;
Tantas vidas cortadas em flor, tantos corpos despedaçados na horrenda carnificina, tantas almas torturadas e agonizante, tantas em perigo de perderem-se eternamente.
Vós ,Oh! Mãe de Misericórdia, consegui-nos de Deus a paz; e, ante tudo, as Graças que podem converte-se em um momento os humanos corações, as Graças que reparam, conciliam e asseguram a paz.
Rainha da Paz, Rogai por nós e dai ao mundo em guerra a paz por quem suspiram os povos, a paz na verdade, na justiça, na caridade de cristo.
Dai a paz das armas e a paz das almas, para que na tranquilidade da ordem se dilate o reino de Deus.
Concedei Vossa proteção aos infiéis e a quantos jazem ainda nas sombras da morte; Concedeis a paz e fazei que brilhe para eles o sol da verdade e possam repetir com nós ente o único Salvador do mundo; Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.
Dai a paz aos povos separados pelo erro ou a discórdia , especialmente a aqueles que Vos professam singular devoção e nos quais não havia casa onde não se achasse honrada Vossa Venerada Imagem e fazei que retornem ao único redil de Cristo sob o único verdadeiro Pastor.
Obtende a paz e liberdade completa para a Igreja santa de Deus;contei o dilúvio inundante do neopaganismo, formentai nos fiéis o amor à pureza, a prática da vida cristã e do zelo apostólico, a fim de que aumente em méritos e em número o povo dos que servem a Deus.
Finalmente, assim como foram consagrados ao Coração de Vosso Filho Jesus a Igreja e todo o gênero humano, para que, postas nele todas as esperanças, fosse para eles sinal e prenda de vitória e de salvação.
De igual maneira, Oh! Mãe Nossa e rainha do Mundo, também nos consagramos para sempre a Vós, a Vosso Imaculado Coração, para que Vosso Amor e patrocínio acelerem o triunfo do reino de deus, e todas as gentes, pacificadas entre si e com deus, Vos proclamem Bem-Aventurada e entoem Convosco, de um extremo a outro da terra, o Eterno Magnificat de Glória, de Amor, de reconhecimento ao Coração de jesus, no qual apenas se podem achar a verdade, a Vida e a Paz.   Amém!
( texto retirado do Aplicativo: Santos do dia.)     Angela Alves




 


segunda-feira, 15 de junho de 2015

SANTO DO DIA: ALBERTINA BERKENBROCK



                        ALBERTINA BERKENBROCK


"Albertina foi uma menina que ousou ser santa." 
Foi com essas palavras que Dom Jacinto Bergaman, Bispo da Diocese de Tubarão - Santa Catarina-, referiu-se a ela na cerimônia de sua beatificação.
Albertina Berkenbrock nasceu dia 11 de abril de 1919, no povoado de São Luis, município de Imaruí no Estado de Santa Catarina, Brasil.
Filha de um casal de agricultores- Henrique Berkenbrock e Josefa Boeing- fervorosos católicos oriundos de famílias alemãs, com eles, Albertina aprendeu as verdades da fé, a rezar, a frequentar a Igreja e a respeitar os mandamentos de Deus. Cultivou especial devoção a Virgem Maria e a São Luis Gonzaga.
recitava diariamente o rosário com a família. Preparou-se com alegria para a primeira Eucarístia que recebeu no dia 16 de agosto de 1928.
Foi nesse ambiente simples, belo e cristão de sua família que Albertina cresceu.
Ajudava os pais nos trabalhos da roça e em casa. Era dócil, obediente, incansável, e paciente. Sua caridade era grande. Gostava de acompanhar as meninas mais pobres, de jogar com elas e com elas dividir o pão que trazia de casa para comer no intervalo das aulas. Teve especial caridade com os filhos do seu assassino , que trabalhava na casa do seu pai. Muitas vezes Albertina deu de comer a ele e aos filhos pequenos, com os quais se entretinha alegremente. Albertina, apesar de seus 12 anos, aparentava mais idade e tinha um corpo bastante desenvolvido . Era alta e forte, acostumada ao sol e aos trabalhos da roça. Tinha cabelos louros tendendo ao castanho, olhos verdes-escuros. Era uma bonita moça.
Tudo ocorria normalmente até que chegou o dia 15 de junho de 1931.
Perdera-se um boi fugitivo. De repente viu ao longe alguns chifres e correu naquela direção . Para sua, porém, encontrou perto deles Maneco carregando feijão na carroça. À pergunta de Albertina pelo boi desaparecido , o homem lhe deu uma pista falsa para encaminhá-la ao lugar onde poderia satisfazer seus desejos sem chamar a atenção.
Albertina seguiu a indicação de Maneco e embrenhou-se pela mata. Repentinamente deu de cara com Maneco. Ficou petrificada . Sozinha, no mato, com aquele homem na frente! Ainda naquela manhã ele levara comida a seus filhos, como fazia sempre. Havia certa familiaridade entre Albertina e Maneco: ela o chamava de "Maneco preto", como todo mundo, sem que ele se ofendesse.
Maneco lhe propôs seus intentos. Albertina, decidida, não aceitou. Começou então, a tentativa do assassino de se apossar de Albertina, mas ela não se deixou subjugar. A menina é forte. Aos pontapés se defendeu, derrubou o assassino. A luta foi longa e terrível. Ela nã cedeu. Maneco, derrotado moralmente pela menina, vingou-se, agarrou-a pelos cabelos e afundou o canivete no pescoço e a degolou. seu corpo ficou manchado de sangue... Sua pureza e virginidade, porém, ficaram intactas.
Aos 12 anos de idade, Albertina, foi assassinada porque quis preservar a sua pureza espiritual e corporal e defender a dignidade da mulher por causa da fé e da fidelidade a Deus. E ela o fez heroicamente como verdadeira mártir. O martírio e a consequente fama de santidade espalharam-se rapidamente
A cerimônia de beatificação da Albertina foi realizada em Tubarão- Santa Catarina. Contou com a presença de Bispo local, Dom Jacinto Bergman; presidiu a cerimônia o cardeal José Saraiva martins, prefeito da Congregação para as causas dos Santos. estavam presentes cerca de 20 mil pessoas, na praça da Catedral de Tubarão, além de dezenas de Bispos e sacerdotes.
Após a leitura da biografia e a solicitação de beatificação , feita por dom Jacinto, o cardeal saraiva leu o decreto de bento XVI, que inscrevia oficialmente Albertina no catálogo dos Bem-Aventurados.
Albertina está viva mais do que nunca. Primeiro porque vive em deus, imersa na paz e na felicidade sem fim. Depois porque vive no coração de seus parentes, amigos e devotos.
( Texto retirado do Aplicativo: Santos do dia)      Angela Alves.