segunda-feira, 6 de março de 2017

O QUE QUER DIZER CONSAGRAÇÃO?

    
    Relacionamento com Maria
       

Padre Luigi Faccenda, de saudosa memória, escreveu no livro " Era mariana" que São João Paulo II distingue a Consagração à Virgem de um "efêmero gesto devocional". Para o Papa , como para a tradição eclesial, a Consagração a Maria se reveste e todas as características de uma autêntica forma de espiritualidade, ou seja, de uma vida cristã não recebida passivamente e responsavelmente acolhida; não dispersiva, mas unificada; não vivida em intervalos , mas envolvendo toda a existência.
De fato, o Papa a apresenta como um " relacionamento direto e permanente com Maria na oração, na disponibilidade ao seu materno influxo e na assimilação as suas atitudes evangélicas". Trata-se, pois de uma escolha fundamental que nos compromete com deus e que é importante para a vida e uma pessoa em todas as suas dimensões.

  O que quer dizer Consagração?

" O significado antigo da Consagração à Virgem Santíssima consiste não apenas num efêmero gesto devocional, mas na acolhida filial aquela que Cristo nos deu por Mãe a ordem da graça, na pessoa do discípulo amado ( Jo 19, 25-27). Tal relacionamento direto e permanente com maria na oração, na disponibilidade ao seu influxo materno e a assimilação das suas atitudes evangélicas, por sua vez transforma-se em um caminho de fidelidade a Cristo, de docilidade ao Espírito Santo, de comunhão de amor com o Pai e de vida eclesial", disse São João Paulo II.

" Espero, portanto, que o renovado empenho de consagração a Maria seja visto e vivido em referência `história da salvação, como modo seguro para realizar a aliança com deus, restabelecida por Jesus Cristo no mistério pascal e efetuada pelos cristãos no Batismo, na Confirmação e na Eucaristia. Consagrados a Deus por iniciativa gratuita do amor misericordioso, devemos viver para ele, oferecendo a nossa pessoa'como sacrifício vivente, santo e agradável a Deus' (Rm 12,1) sob o exemplo de Maria, a Virgem consagrada ao Senhor. Vivamos, portanto, com Maria a consagração cristã repetindo a seu sim a deus com as palavras e com a vida.

Nessa admirável e densa apresentação do significado a consagração a Maria, não podia faltar a referência eclesial. O Pontífice, referindo-se à mensagem de São João XXIII, sublinha que a consagração feita à Virgem "significa consagração fervorosa, irrevogável, generosa ao divino Salvador, à sua lei, à sua Igreja.

E continua acrescentando uma nota concreta àquilo que afirmou o seu predecessor: " A consagração significa, hoje, aderir cordialmente ao programa pastoral da Igreja, nestes difíceis momentos da história e atuar na escolha, pela evangelização, pela comunhão, pela missão, confiantes na intercessão materna dde Maria e à luz do seu exemplo".


Texto retirado da Revista: O MÍLITE, nº307, Março de 2017.

Por: Angela Alves













Nenhum comentário:

Postar um comentário