SÃO FRANCISCO DE SALES
São Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse nome para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas.
Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição da sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para completar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.
(...)
Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e tr\ês anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Asim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com Madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação. em 1610.
Todos queria ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. (..)
Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram transladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.
Texto retirado do Aplicativo: Santo do Dia. Por: Angela Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário