segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Santo do Dia: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA



                 NOSSA SENHORA APARECIDA

               ( PADROEIRA DO BRASIL)


Em 1717, para homenagear a visita de Dom Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar, à Vila de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, organizou-se um banquete especial que demandava o fornecimento de muitos peixes. Experientes, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso foram até o Porto Itaguaçu, no Rio Parnaíba, mas, ao lançarem as redes de pesca, nada conseguiram. Para sua surpresa, na segunda tentativa, veio à tona uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, porém, sem a cabeça , a qual acabou sendo resgatada após novos esforços de pescaria. Continuaram no local e, a partir de então, a coleta de peixes tornou-se tão abundante que tiveram de parar.

A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita em terracota, um tipo de argila, foi levada e mantida na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ao mudar-se, o pescador deixou-a com seu filho Atanásio, que a colocou num oratório onde amigos e vizinhos reuniam-se para rezar o terço. Certa noite, durante a oração, sem que houvesse corrente de vento, subitamente as velas se apagaram e, logo em seguida, acenderam por si sós.

Em outra ocasião, um escravo suplicou à Virgem que o libertasse de sua condição desumana. Nossa senhora atendeu seu pedido e milagrosamente ele se viu livre das correntes, que caíram no chão. Milagroso também foi o salvamento de um menino que pescava no rio. Como não sabia nadar, era arrastado cada vez mais rápido. O pai, desesperado, clamou a Nossa Senhora Aparecia para salvar seu filho. De repente, apesar de a correnteza continuar forte, o corpo do menino parou de mover-se, e o pescador conseguiu salvar seu filho.

Com o tempo, aumentaram as graças concedidas por Nossa Senhora Aparecia e sua devoção espalhou-se pelo brasil. Uma nova Capela foi construída no Morro dos Coqueiros, na própria Vila de Guaratinguetá, tendo sido diversas vezes reformada e ampliada à medida que aumentaram as romarias.

Devota da santa Mãe, o povo brasileiro manifestou o desejo de que Nossa senhora da Conceição Aparecida fosse declarada Padroeira do Brasil, e o decreto foi assinao pelo papa Pio XI em 16 de julho de 1930.

( Texto retirado do Livro: Mãe de Todos, Maria. com Pe. Reginaldo Manzotti)

Por: Angela Alves.





Nenhum comentário:

Postar um comentário