sábado, 10 de outubro de 2015

A FESTA DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



          A FESTA DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

* História da Devoção à Nossa Senhora de Nazaré

A Devoção à Nossa senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. desde então, muitos milagres foram atribuídos a Ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado para sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a "Santinha". O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, O Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo Presidente da Província do Pará, Capitão-Mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 08 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do Bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a Procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente , a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a Procissão que ocorre à tarde- passou a ser realizada pela manhã.

*Só informando:O termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus"( de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas Procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da Procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras cidades do interior do Pará.

* A Festa:

Realizado em Belém do Pará, há mais de dois séculos, O Círio de Nazaré é uma das mais belas Procissões Católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da Capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe de Jesus.

                                    (...)

( Texto retirado do: Círio de Nazaré).    Por: Angela Alves.












Nenhum comentário:

Postar um comentário