domingo, 31 de maio de 2015

PORQUE DEVEMOS AMAR E COROAR NOSSA SENHORA COMO NOSSA RAINHA?

      Encerrando o mês de maio que é todo dedicado a Maria, procurei um texto que nos ajudasse a entender essa grande devoção a Nossa Senhora, e encontrei esse na Revista " O Mílite"( maio-2012),de Marlete Lacerda, Missionária da Imaculada-Padre Kolbe, que nos mostra muito mais do que devoção,que nós devemos amar e coroar Nossa Senhora como Nossa Rainha.
           
          " MARIA: ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO

Ao falar de missão no mês de maio, a nossa atenção se volta, com muita razão, para aquela que o Documento da Aparecida define como " a grande missionária, continuadora da missão de seu filho e formadora de missionário" (n. 269). Os nossos olhos se fixam inevitavelmente em Maria, pois, com sua fé e obediência exemplar, não só cumpriu a grandiosa missão de gerar Jesus Cristo, o missionário por excelência, mas que, fiel e perseverante, trilhou o caminho do discipulado e conjugou, melhor do que ninguém, o verbo missionar: colocando-se inteiramente disponível nas mãos de Deus( cf.Lc 1,38); indo ao encontro de Isabel(cf.Lc 1,39ss); prclamando as maravilhas de Deus em sua vida e na vida de seu povo (cf.Lc 1,46-55); cumprindo as prescrições das lei do Senhor ( cf.Lc 2, 22); buscando compreender o mistério de seu Filho (cf. Lc 2,19); cercando-o de cuidados e educando-o (cf. Lc 2,52); vivendo o exílio no Egito (cf.Mt 2,14); seguindo de perto os passos de Jesus(cf.Mc 3,31); intercedendo pelas necessidades do próximo (cf.Jo 2,3); unindo-se à paixão de seu filho(cf.Jo 19,25); acolhendo a todos nós como filhos, na pessoa do discípulo amado (cf.Jo 19,26-27); perseverando na oração, junto com os discípulos (cf.At 1,14).
Maria é, por isso, exemplo para nós de caridade,atenção, disponibilidade, serviço, gratuidade...atitudes que devem nortear a vida dos discípulos de Cristo. Na sua escola, os primeiros discípulos se formaram e continuam sendo formados até hoje, pois Ela continua fiel na sua missão de orientar os novos discípulos missionários para que respondam com fé e entusiasmo ao chamado de seu Filho.Em Caná da Galiléia, Ela foi responsável pelo início dos sinais de Jesus, e a partir daquele momento os discípulos acreditaram nele (cf. Jo 2, 1-12); e quando pensamos na evangelização , sobretudo na América Latina, podemos perceber que Ela abriu e continua abrindo caminho para que creiamos em seu filho. Os Bispos da Am´rica Latina e do Caribe, reunidos em Aparecida, não hesitaram em afirmar que " Ela, da mesma forma como deu à Luz o Salvador do mundo, trouxe o evangelho à nossa América. (...) Ela tem feito parte do caminhar de cada um de nossos povos, entrando profundamente no tecido de sua história e acolhendo as ações mais nobres e significativas de sua gente"( n.269).
Sinal concreto e significativo do seu papel na evangelização dos povos é o grande número de santuários dedicados a Ela, espalhados pelo mundo." ( Marlete Lacerda, Missionária da Imaculada-Padre Kolbe)      Angela Alves.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário