sábado, 23 de maio de 2015
PENTECOSTES, 2015.
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
"Nesta Festa, confessamos nossa fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade , o Espírito Santo. " Deus Pai" é o grande amante. Tudo o que existe na imensidão do universo é manifestação do seu amor criador. " Deus Filho" é o amado por excelência, a quem o Pai ama desde toda a eternidade. Por último, " Deus Espírito Santo" é o amor de Deus em Pessoa. Ele se manifestou na criação e na vida de Jesus, e continua a se manifestar na vida da Igreja e na nossa própria vida.
No Antigo Testamento, o Espírito- em hebraico ruah ( sopro, vento, alma)- manifestou-se como força, energia, princípio de vida e ação.
No Novo Testamento, Ele se manifestou em plenitude na pessoa de Jesus Cristo.
O Livro dos Atos dos Apóstolos é chamado " O Evangelho de Espírito Santo", por narrar a efusão do Espírito em Pentecostes e a expansão da Igreja, por meio da pregação e do testemunho apostólico. Animados pelo Espírito, os apóstolos davam testemunho de Jesus com toda confiança, liberdade e destemor ( em grego, parresia).
A " vida segundo o Espírito" se caracteriza pela liberdade (cf. 2 Cor. 3,17). Entre os frutos de Espírito, São Paulo cita, em primeiro lugar, o amor (ágape: Gl 5, 22-23). Ele fala também dos diversos carismas que existiam na Igreja primitiva. Os carismas são dons particulares, que Deus concede gratuitamente, de acordo com a vocação de cada um, mas São João diz que devem ser examinados " para ver se são de Deus". pois sempre houve " falsos profetas" ( I Jo 4,1).
( Texto retirado da Revista " O Mílite", outubro,2012. Pe. Luís Gonzalez-Quevedo- SJ). Angela Alves.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário