terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Santo do Dia: SÃO FRANCISCO DE SALES



     SÃO FRANCISCO DE SALES

São Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse nome para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas.

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição da sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para completar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.

                                  (...)

Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e tr\ês anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Asim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com Madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação. em 1610.


Todos queria ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. (..)


Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram transladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.


Texto retirado do Aplicativo: Santo do Dia.    Por: Angela Alves.







segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Santo do Dia: SANTO ILDEFONSO!




               SANTO ILDEFONSO


Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais , que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.

Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha . De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Servilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal.

Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais. Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.

Mais tarde , quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo , a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.

Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima , sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.

Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado

O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na Igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob ruínas do local e exposto à veneração novamente.

Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São os responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.

Texto retiado do Aplicativo: Santo do Dia.     Por: Angela Alves.





quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

2017- Ano Consagrado a Virgem Maria!



           2017- ANO MARIANO


Sabe qual é a mensagem que podemos acolher para 2017, nesse ano consagrado a Virgem Maria? 


Em 2017, celebramos o Ano Nacional Mariano , instituído pela CNBB, que teve como inspiração os 300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, atual cidade de Aparecida . Em 1917, duzentos anos depois do encontro da imagem, em Portugal, que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, aconteceram aparições da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Rosário. A coincidência das datas e o fato das duas nações serem consagradas a Nossa Senhora da Conceição nos mostram que há um vínculo político entre ambos, pois o Brasil fazia parte do reino de Portugal. Isso reforça a ideia de que a Providência Divina uniu esses países através da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.

( Texto retirado do: Canção Nova)   Por: Angela Alves.







sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DIA DE REIS E DA EPIFANIA DO SENHOR




       DIA DE REIS E DA EPIFANIA DO SENHOR


O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebradas em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos ( Mt 2 1-12 ), vindos do Oriente, para adorar a " Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.


O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos.Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando pelo " Messias , o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.

                                     (...)

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos mortais estiveram sepultados em Constantinopla, a cidade cristã mais importante do Oriente, depois foram transladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

Texto retirado do Aplicativo: Santo do Dia    Por: Angela Alves.