terça-feira, 10 de maio de 2016

O QUE É A FESTA DE PENTECOSTES?



                   PENTECOSTES

    Dia da Efusão  do Espírito Santo

" O  Fogo. Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no espírito santo o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo . O Profeta Elias, que "surgiu como um fogo , cuja palavra queimava como uma tocha"( Eclo 48,1), por sua oração atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do Monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca. "João Batista, que caminha diante do Senhor com o Espírito e o poder de Elias" ( Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que "batizará com o Espírito Santo e com o Fogo" (Lc, 3, 16), esse espírito do qual Jesus dirá " Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse acesso" ( Lc 12,49). É sob a forma de línguas " que se diriam de fogo" o Espírito  Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si. A tradição espiritual manterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo , " Não extingais o Espírito" (1 Ts 5,19)

No dia de Pentecostes ( no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo , que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: De Sua Plenitude, Cristo, Senhor, Derrama em Profusão do Espírito.

                    (...)

No dia de Pentecostes, pela efusão do Espírito Santo, a Igreja é manifestada ao mundo. O Dom do Espírito Santo inaugura um tempo Novo na " dispensação do ministério": O tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, toma presente e comunica sua obra de salvação pela liturgia de sua igreja , até que Ele venha" (1 Cor 11,26). durante este tempo da Igreja, cristo vive e age em sua igreja e com ela se forma nova, própria desse empo novo. Age pelos sacramentos; é isto que  a Tradição comum do Oriente e do Ocidente chama de "economia sacramental", esta consiste na comunicação dos frutos do Mistério Pascal de Cristo na celebração da da liturgia "sacramental' da Igreja. por isso , importa ilustrar primeiro esta " dispensação sacramental( Capítulo I). assim aparecerão com mais clareza a natureza e os aspectos essenciais da celebração litúrgica( Capítulo II).

Neste dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem Nele; na Humildade da Carne e na Fé, eles participam já da Comunhão da Santíssima Trindade. Por sua vinda e ela não cessa , o Espírito  Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos" , o tempo a Igreja , o Reino já recebido em herança mas ainda não consumado.

Vimos a Verdadeira Luz, recebemos o Espírito Celeste, encontramos a Verdadeira Fé; adoramos a Trindade Indivisível, pois foi Ela que nos salvou."

( Texto retirado do : Província Franciscana da Imaculada conceição.). Por: Angela Alves.





Nenhum comentário:

Postar um comentário