segunda-feira, 30 de maio de 2016
quinta-feira, 26 de maio de 2016
CORPUS CHRISTI!
CORPUS CHRISTI
Corpus Christi é um feriado nacional no qual a Igreja Católica festeja o Corpo de cristo representado na Eucaristia . A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a festa da santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de Páscoa . A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A comemoração do Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira, em referência à Quinta-feira Santa , quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
O Apóstolo João ( Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma:
" O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia ". O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele".
A celebração da Eucaristia é assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio a comunidade cristã.
A ORIGEM:
Mesmo sendo celebrado em cada missa, a Igreja Católica criou uma data para que o Corpo de Cristo pudesse ser especialmente lembrado. A justificativa remonta ao século XIII, em Liège, na Bélgica. No ano de 1243, uma freira chamada Juliana teria tido visões nas quais Cristo revelava seu desejo de ver a Eucaristia ser festejada e reconhecida separadamente. Alguns anos mais tarde , em 1264, o papa Urbano IV, consagrou a festa para toda a Igreja.
Nesta data , os fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre um colorido tapete confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragens, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses . A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida. Já a Hóstia levada num Ostensório foi instituida em 1274.
( Texto retirado do: notícias. canção nova.com) Por: Angela Alves.
domingo, 15 de maio de 2016
VAMOS CONHECER OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS?
OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO
" * SABEDORIA: O Espírito Santo nos concede este Dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
* INTELIGÊNCIA: Não é apenas um Dom humano de entender as coisas, é muito mais que isso; é o Dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.
* CONSELHO: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo, nos liga às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.
* FORTALEZA: O Dom a Fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
*CIÊNCIA: O Dom da Ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência.
* PIEDADE: Dom que está relacionado com a Misericórdia, ou seja, Deus quer nos trazer ter piedade e compaixão.
* TEMOR DE DEUS: Não é o Dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o Dom que nos leva à Adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a Sua Presença em nós.
Entenderam amiguinhos?
Vamos pedir a Deus que nos conceda muitos Dons, para que possamos fazer tudo o que Ele nos pede.
Um abraço,
Turma Devotos Mirins- Ajudando a construir um futuro melhor! "
Texto retirado do: Devotos Mirins) Por: Angela Alves.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
terça-feira, 10 de maio de 2016
O QUE É A FESTA DE PENTECOSTES?
PENTECOSTES
Dia da Efusão do Espírito Santo
" O Fogo. Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no espírito santo o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo . O Profeta Elias, que "surgiu como um fogo , cuja palavra queimava como uma tocha"( Eclo 48,1), por sua oração atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do Monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca. "João Batista, que caminha diante do Senhor com o Espírito e o poder de Elias" ( Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que "batizará com o Espírito Santo e com o Fogo" (Lc, 3, 16), esse espírito do qual Jesus dirá " Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse acesso" ( Lc 12,49). É sob a forma de línguas " que se diriam de fogo" o Espírito Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si. A tradição espiritual manterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo , " Não extingais o Espírito" (1 Ts 5,19)
No dia de Pentecostes ( no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo , que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: De Sua Plenitude, Cristo, Senhor, Derrama em Profusão do Espírito.
(...)
No dia de Pentecostes, pela efusão do Espírito Santo, a Igreja é manifestada ao mundo. O Dom do Espírito Santo inaugura um tempo Novo na " dispensação do ministério": O tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, toma presente e comunica sua obra de salvação pela liturgia de sua igreja , até que Ele venha" (1 Cor 11,26). durante este tempo da Igreja, cristo vive e age em sua igreja e com ela se forma nova, própria desse empo novo. Age pelos sacramentos; é isto que a Tradição comum do Oriente e do Ocidente chama de "economia sacramental", esta consiste na comunicação dos frutos do Mistério Pascal de Cristo na celebração da da liturgia "sacramental' da Igreja. por isso , importa ilustrar primeiro esta " dispensação sacramental( Capítulo I). assim aparecerão com mais clareza a natureza e os aspectos essenciais da celebração litúrgica( Capítulo II).
Neste dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem Nele; na Humildade da Carne e na Fé, eles participam já da Comunhão da Santíssima Trindade. Por sua vinda e ela não cessa , o Espírito Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos" , o tempo a Igreja , o Reino já recebido em herança mas ainda não consumado.
Vimos a Verdadeira Luz, recebemos o Espírito Celeste, encontramos a Verdadeira Fé; adoramos a Trindade Indivisível, pois foi Ela que nos salvou."
( Texto retirado do : Província Franciscana da Imaculada conceição.). Por: Angela Alves.
sábado, 7 de maio de 2016
MARIA , MÃE DE JESUS E DE TODAS AS MÃES!
MARIA DE NAZARÉ
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha Fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra Mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu
Ave- Maria (3x), Mãe de Jesus!
Maria que eu quero bem, Maria do Puro Amor
Igual a Você, ninguém
Mãe Pura do Meu Senhor
Em cada mulher que a Terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pro Seu Deus
Maria do povo meu
Ave- maria (3x), Mãe de Jesus!
( Padre Zezinho) Angela Alves.
Assinar:
Postagens (Atom)